Planos Auxiliares

  Voltar para Plano Estratégico

 

Conteúdo da sanfona
Capa do Plano estratégico do STJ de 2021 a 2026 com fachada do Tribunal

Plano Estratégico de Gestão de Pessoas

Com o intuito de alinhar a gestão de pessoas aos objetivos definidos em seu planejamento estratégico, o STJ criou, em 2017, o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas – PEGEP.

A iniciativa atendeu às diretrizes da Política Nacional de Gestão de Pessoas, instituída pela Resolução CNJ n. 240/2016.

No STJ, a gestão de pessoas é entendida como um macroprocesso transversal, que perpassa quatro unidades distintas: Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR) e Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI).

A Instrução Normativa STJ/GP n. 9 de 1º de abril de 2022 aprovou o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 2022-2026 do Superior Tribunal de Justiça.

Clique na imagem ao lado para baixar a versão mais recente do PEGEP.

Matriz da Sinergia Institucional

Para compreender a relação entre os diversos planos setoriais, consulte a Matriz da Sinergia Institucional do STJ. O diagrama permite visualizar o alinhamento organizacional e o relacionamento coerente entre esses planos e iniciativas.

Diagrama com quatro caixas de texto, dispostas lado a lado, denominado “Matriz da Sinergia Institucional”. A primeira caixa, de responsabilidade do CNJ, define a “Estratégia Nacional do Poder Judiciário”. Desta, sai uma seta para a segunda caixa, já no âmbito do STJ, denominada “Nível Estratégico”, onde consta o “Plano Estratégico do STJ”, hierarquicamente superior ao demais, asaber: “Portfólio de Iniciativas Estratégicas”, ao “Plano de Gestão” e ao “Plano de Riscos Críticos”. Uma seta aponta para a terceira caixa, destinada ao “Nível Tático”, onde estão listados alguns planos setoriais do Tribunal, tais como PLS, PCAq, PDTIC, PEGEP e outros, os quais se inter-relacionam. Desse conjunto sai uma seta para a quarta e última caixa, referente ao “Nível Operacional” do STJ, onde há uma caixa de texto destinada à “Execução das iniciativas”, estratégicas e setoriais”. Há outras setas indicando a relação de causa e efeito as caixas da matriz.

 

Última Atualização: 11/07/2025