A Resolução STJ/GP n. 22/2023 institui a Política de Governança Institucional e o Sistema de Governança e Gestão no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. A Política estabelece o modelo de governança e define o conjunto de informações e regras que direcionam a governança institucional no STJ. O diagrama a seguir ilustra o modelo do Sistema de Governança e Gestão do STJ – SGSTJ vigente:
Para operacionalização da governança institucional, os colegiados do STJ são organizados por temas, de forma interativa, estruturada e regulada, com a finalidade de alcançar os objetivos organizacionais e conferir suporte à tomada de decisão, conforme Instrução Normativa STJ/GDG n. 18 de 16 de agosto de 2023.
Conheça os principais colegiados do STJ e como se organizam:
A governança de TIC trata sobre avaliar, dirigir e monitorar adequadamente os recursos aplicados em TIC, de acordo com as prioridades e estratégias da instituição, em conformidade com a regulamentação aplicável, considerando os riscos envolvidos, de modo a impulsionar a melhoria do desempenho de TIC e maximizar a geração de valor efetivo para as partes interessadas. No âmbito do Superior Tribunal de Justiça, a Política de Governança de TIC foi instituída por meio da Instrução Normativa STJ/GDG n. 30 de 28 de novembro de 2023.
A seguir, conheça mais aspectos relativos à governança de TIC:
Conteúdo da sanfona
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e comunicação
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e comunicação – PDTIC é o instrumento que contém o diagnóstico, o planejamento e a gestão de recursos e processos. O PDTIC também declara os objetivos, as estratégias e os indicadores da área de tecnologia da informação e comunicação em harmonia com os objetivos institucionais do órgão, visando atender às necessidades de tecnologia de informação e comunicação do Tribunal para um determinado período.
Clique no link abaixo para baixar o documento que orienta a governança de Tecnologia da Informação e Comunicação no STJ.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC – 2023-2024
Plano de Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação
O Plano de Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – PCTIC é o instrumento que identifica soluções de tecnologia da informação e comunicação a serem contratadas, contendo as informações necessárias ao seu custeio e a sua vinculação com as ações previstas no PDTIC e tem por finalidade: assegurar que as ações relativas às contratações de soluções de TIC estejam alinhadas às necessidades do Tribunal, contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos de TIC e institucionais; aprimorar o planejamento das contratações de soluções de TIC; garantir maior transparência e controle das contratações de soluções de TIC no âmbito do Tribunal; melhorar a qualidade da programação e execução orçamentária das contratações de soluções de TIC.
Clique nos links abaixo para baixar cada PCTIC – Plano de Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) contribui para a governança da Tecnologia da Informação (TI) ao prover e controlar o uso dos recursos de TI, tendo em vista os requisitos de segurança, estabilidade, confiabilidade e padronização do ambiente computacional.
Acesse abaixo a Política de Segurança da Informação do STJ.
Uma boa aferição dos resultados em Governança de TIC no STJ pode ser realizada por meio da análise do iGovTIC-JUD, índice usado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para identificar, avaliar e acompanhar a situação da Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC nos órgãos do Poder Judiciário. Os resultados individuais até então obtidos pelo STJ podem ser acessados pelos links abaixo.
Ciclo 2021 – 2026 (referente à Resolução CNJ n. 370/2021):
Relatórios Gerais:
- 2023 (O STJ atingiu 92,93 – nível excelência)
- 2022 (O STJ atingiu 80,74 – nível aprimorado)
- 2021 (O STJ atingiu 74,66 – nível aprimorado)
Ciclo 2016 – 2020 (referente à Resolução CNJ n. 211/2015):
Relatórios Individuais:
A evolução dos resultados do STJ referente ao ciclo 2016-2021 pode ser visualizada no seguinte arquivo: STJ no iGovTIC-JUD (PDF).
A comparação dos resultados obtidos com os demais órgãos do Poder Judiciário pode ser acessada a partir do Painel iGovTIC-JUD – CNJ.
Monitoramento da execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações:
Clique para acessar o painel (Power BI).
Dados do painel de monitoramento do PDTIC.
Levantamento de Maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC:
A partir do Painel Público do Levantamento de Maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC, é possível acompanhar, por meio das respostas fornecidas pelo STJ aos diagnósticos realizados pelo CNJ, informações diversas sobre a evolução e o nível de maturidade de TIC do Tribunal.
Para informações de 2021:
Clique para acessar o painel com informações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação.
Instruções para realizar a extração de dados públicos a respeito das informações de TIC do STJ:
1) Clicar no botão “RELATÓRIOS”;
2) Clicar na lupa da primeira coluna “Órgão” e digitar “STJ”;
3) Clicar com botão direito em cima do nome “STJ” e selecionar a opção “Exportar dados”.
Para informações até 2020:
Clique para acessar o painel com informações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação.
Instruções para realizar a extração de dados públicos a respeito das informações de TIC do STJ:
1) Clicar na aba “Respostas (PRE-DEF)” ou na aba “RESPOSTAS (QTD)”;
2) Escolher o ano de referência (2020, 2019, 2018,…);
3) Selecionar “STJ”;
4) Clicar no ícone “Enviar para o Excel” no canto superior direito da tabela.