Os guias a seguir são fruto de uma constatação do cotidiano da gestão estratégica no STJ: a dificuldade de cobrir o hiato existente entre a teoria de planejamento estratégico e a implementação do gerenciamento por resultados, com foco no oferecimento de uma justiça de qualidade, rápida e efetiva ao cidadão brasileiro. Pensando nessa realidade, surgiram questionamentos importantes que auxiliaram a idealizá-los e construí-los.
Dessa forma, os guias da gestão estratégica possibilitam ao gestor assimilar os conceitos relativos aos fundamentos BSC, processos de trabalho, indicadores, estatística e projetos, utilizar os métodos disponíveis, e colaborar para o bom desempenho do Tribunal e o oferecimento de um serviço de qualidade ao cidadão brasileiro.
A Governança no STJ
Apresenta o sistema de governança e gestão do Superior Tribunal de Justiça, instituído pela Resolução STJ/GP n. 22/2023..
Planejando e gerindo a estratégia no STJ
Propicia a compreensão da estratégia do STJ para melhorar o seu desempenho, impulsionar a sua modernização e entregar justiça ágil e segurança jurídica ao cidadão brasileiro.
Construindo e gerenciando indicadores
Facilita a criação e acompanhamento dos indicadores estratégicos e setoriais do STJ.
Metodologia de Gestão de Projetos
Descreve as práticas para elaboração e gestão de projetos no âmbito do STJ.
Alinhamento Estratégico
Apresenta a metodologia do STJ para que suas unidades participem do planejamento institucional, garantindo que o esforço do todo exceda o empenho da soma das partes.
Introdução à Gestão de Processos de Trabalho
Introduz conhecimentos básicos em Gestão de Processos de Trabalho a partir da contextualização dessa disciplina no cenário organizacional do STJ.
Gestão de Riscos
Apresenta as ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar riscos.
Plano de Comunicação da Estratégia do STJ
Visa promover a disseminação do planejamento estratégico ao seu público alvo e dar transparência aos seus instrumentos.
Matriz da Sinergia Institucional
Demonstra a relação entre os diversos planos institucionais, a partir da estratégia do Tribunal.