
A estratégia institucional do STJ para o horizonte 2026 foi delineada sob três perspectivas: Pessoas e Recursos, Processos Internos e Sociedade.
Para cada uma dessas perspectivas, foram identificados “Objetivos Estratégicos”, pontos de atuação em que o êxito é fundamental para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro da organização.
O desempenho da estratégia é avaliado pelo alcance desses objetivos, o que demanda o uso de “Indicadores Estratégicos” para aferição quantitativa dos resultados. E o que se almeja alcançar, as necessidades, expectativas e requisitos das partes interessadas, são chamados de “Metas”.
Todas essas informações constam do Plano Estratégico STJ 2021 – 2026. Clique no link ao lado para baixar a íntegra do documento.
Linha do Tempo
Navegue e clique nos links abaixo para conhecer os planos estratégicos do STJ no decorrer dos anos.
As principais iniciativas institucionais do STJ são realizadas por meio de ações, projetos e programas estratégicos.
Clique no link abaixo para conhecer as ações, projetos e programas em andamento, com detalhamento de objetivo, vinculação estratégica, término previsto e custos associados.
Periodicamente, o STJ publica relatórios que demonstram o desempenho do Tribunal em relação ao cumprimento dos objetivos estratégicos. Neles constam a mensuração e análise do desempenho dos indicadores e das iniciativas estratégicas.
Clique nos links abaixo para baixar a edição desejada.
2022
1º quadrimestre | 2º quadrimestre
2021
1º trimestre | 2º trimestre | 3º quadrimestre
2020
1º semestre | 3º trimestre | 4º trimestre
2019
1º semestre | 3º trimestre | 4º trimestre
2018
1º trimestre | 2º trimestre | 3º trimestre | 4º trimestre
2017
1º semestre | 3º trimestre | 4º trimestre
2016
1º trimestre | 2º trimestre | 3º trimestre | 4º trimestre
2015
2º trimestre | 3º trimestre | 4º trimestre
Os guias a seguir são fruto de uma constatação do cotidiano da gestão estratégica no STJ: a dificuldade de cobrir o hiato existente entre a teoria de planejamento estratégico e a implementação do gerenciamento por resultados, com foco no oferecimento de uma justiça de qualidade, rápida e efetiva ao cidadão brasileiro. Pensando nessa realidade, surgiram questionamentos importantes que auxiliaram a idealizá-los e construí-los
Dessa forma, os guias da gestão estratégica possibilitam ao gestor assimilar os conceitos relativos aos fundamentos BSC, processos de trabalho, indicadores, estatística e projetos, utilizar os métodos disponíveis, e colaborar para o bom desempenho do Tribunal e o oferecimento de um serviço de qualidade ao cidadão brasileiro.

Planejando e gerindo a estratégia no STJ

Introdução à Gestão de Processos de Trabalho

Facilita a criação e acompanhamento dos indicadores estratégicos e setoriais do STJ.

Metodologia de Gestão de Projetos do STJ
Descreve as práticas para elaboração e gestão de projetos no âmbito do STJ.
Gestao de Riscos
Apresenta as ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar riscos.
Política de Gestão de Riscos
Regulamenta a Política de Gestão de Riscos do Superior Tribunal de Justiça.
Declaração de Apetite e Tolerância a riscos
Define os níveis de riscos aceitos pelo Tribunal e os que deverão ser tratados e comunicados de forma tempestiva.
Painéis de monitoramento de riscos
Apresenta os monitoramentos realizados nos objetos da gestão de riscos.
Instituído pela Resolução CNJ N. 201/2015 e reformulado pela Resolução CNJ N. 400/2021, o Plano de Logística Sustentável (PLS) é o instrumento da Política de Governança de Contratações que, em conjunto com os demais planos institucionais, tem o objetivo de desenvolver instituições mais eficazes e transparentes, garantindo a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa. O PLS-STJ define metas e ações com mecanismos de monitoramento para a adoção de práticas sustentáveis que promovam a eficiência do gasto e o aperfeiçoamento de processos de trabalho.
As referidas resoluções também definem que, após a publicação de seu PLS, cada órgão do Poder Judiciário elabore Relatórios de Desempenho anuais com a consolidação dos resultados alcançados visando à evolução do desempenho dos indicadores e metas.
O Plano de Logística Sustentável do STJ foi publicado por meio da Resolução STJ/GP N. 17, de 16 de dezembro de 2015. Por sua vez, os Relatórios Anuais de Desempenho do PLS-STJ referentes aos resultados de 2016 a 2018 foram publicados em formato PDF sempre observando o prazo estipulado pelo CNJ, ou seja, 28 de fevereiro de cada ano.
Em 2020 o STJ iniciou uma nova fase na apresentação dos resultados de 2019 ao adotar a ferramenta de Business Intelligence (BI) com uma interface intuitiva e interativa permitindo inclusive detalhamentos mensais das informações. Dessa maneira foi possível abranger os dados dos anos anteriores e os referentes a 2020, mediante mera atualização da base de dados.
Em atendimento à Resolução CNJ n. 400/2021 o STJ iniciou a formulação do PLS para o ciclo 2021 a 2026 após a publicação do Plano Estratégico STJ 2021-2026, trazendo a atualização de normativas internas, inclusão de novos temas e indicadores e definição de novas metas para o período. O novo painel de BI trazendo esse conteúdo pode ser acessado no link disponibilizado a seguir.
Acesse os dados por meio dos links abaixo:
CICLO 2021 A 2026
Plano de Logística Sustentável STJ (Painel de BI)
Planos de ação do Plano de Logística Sustentável (Excel)
CICLO 2015 A 2020
Plano de Logística Sustentável STJ (Painel de BI)
2018
Plano de Logística Sustentável 2015 – 2020 / Relatório de Desempenho 2018 (PDF)
2017
Plano de Logística Sustentável 2015 – 2020 / Relatório de Desempenho 2017 (PDF)
2016
Plano de Logística Sustentável 2015 – 2020 / Relatório de Desempenho 2016 (PDF)
2015
Plano de Logística Sustentável 2015 – 2020 / Relatório de Desempenho 2015 (PDF)

Com o intuito de alinhar a gestão de pessoas aos objetivos definidos em seu planejamento estratégico, o STJ criou, em 2017, o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas – PEGEP.
A iniciativa atendeu às diretrizes da Política Nacional de Gestão de Pessoas, instituída pela Resolução CNJ n. 240/2016.
No STJ, a gestão de pessoas é entendida como um macroprocesso transversal, que perpassa quatro unidades distintas: Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR) e Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI).
A Instrução Normativa STJ/GP n. 9 de 1º de abril de 2022 aprovou o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 2022-2026 do Superior Tribunal de Justiça.
Clique na imagem ao lado para baixar a versão mais recente do PEGEP.
Matriz da Sinergia Institucional
Para compreender a relação entre os diversos planos setoriais, consulte a Matriz da Sinergia Institucional do STJ. O diagrama permite visualizar o alinhamento organizacional e o relacionamento coerente entre esses planos e iniciativas.